janeiro 23, 2019

São Miguel, Açores - Parte 1/2



Em Outubro decidimos tirar 4 dias para finalmente irmos aos Açores. As expectativas eram bastante elevadas e foram superadas!



Dia 1
Uma vez que chegámos sensivelmente a meio da tarde, fomos levar as nossas coisas à casa onde ficamos alojados (apartamento em alojamento local) e fomos conhecer um pouco do centro de Ponta Delgada
Percorremos as ruas da cidade, fomos ao mercado comprar um belo dum ananás, passeámos perto da Marina e do Forte São Brás, passando pelas Portas da Cidade


Portas da Cidade

Forte de São Brás


Dia 2
A noite tinha sido bastante chuvosa, e de manhã o tempo continuava muito cinzento.
Conseguimos começar o dia por visitar os Ananases da Arruda.  Este local conta com mais de 100 anos de história e podemos observar todas as fases do crescimento do ex-libris dos Açores, o Ananás. As visitas são gratuitas e ainda temos direito a guia.




Com uma chuva intensa que se fazia sentir, decidimos ir à Mulher do Capote. Uma fábrica de bebidas alcoólicas, sendo a sua essência os licores, fundada em 1993. Podem fazer uma visita à fábrica, também com guia e também gratuita. No final da visita podemos provar os licores e comprarmos se quisermos.




Como o tempo melhorou um pouco, visitámos o parque da Caldeira Velha. Um local super agradável, com muita diversidade de vegetação e fauna. Neste dia, estava interdito a banhos devido ao mau tempo que tinha ocorrido naquela noite. 


           


Seguimos rumo a Vila Franca do Campo, uma vila muito simpática. Basicamente apenas vimos a vila de carro, e fomos a um local onde podíamos observar o Ilhéu de Vila Franca, uma pequena ilha vulcânica situada a 500 metros da costa. 




Posto isto, fomos fazer um trilho no meio de uma basta floresta que leva à cascata do Salto do Prego. Devido à chuva, o terreno estava escorregadio, cheio de lama e ainda era íngreme. Considero a dificuldade média, o tempo médio é de 2H para os 4,5km de extensão.
O final do trilho é realmente recompensador e podemos sempre recuperar o fôlego, usufruindo de uma vista maravilhosa para a cascata, ouvindo o barulho da água a cair e os galos a cantar. Sim, haviam galos e pintainhos perto desta cascata. 




Posto isto, nada como acabar o dia no Miradouro da Lagoa do Fogo, com aquela vista imensa que nos faz sentir bem pequeninos. Já tínhamos tentado ver a lagoa ao inicio da manhã mas foi impossível devido ao intenso nevoeiro.




O que visitámos neste dois dias:
✓ Centro de Ponta Delgada
✓ Marina
✓ Forte de São Brás - exterior
✓ Ananases da Arruda - inclui guia de visita, gratuito
✓ Mulher do Capote - inclui guia de visita, gratuito
✓ Caldeira Velha - possibilidade de banhos termais, 2€/pessoa
✓ Vila Franca do Campo
✓ Salto do Prego
✓ Miradouro da Lagoa do Fogo

4 comentários:

  1. Wow!
    Quero mesmo muiito visitar os Açores! É tanta natureza junta e paisagens tão bonitas! <3

    Um beijinho,
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
  2. Estou mortinha por visitar os Açores, cada imagem que vejo é sempre mais bonita que a anterior!
    https://jusajublog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. A minha primeira viagem de avião tem mesmo que ser para essa ilha!!! Beijinhos*

    ResponderEliminar