janeiro 17, 2019

Santa Cruz do Douro

Em Dezembro decidimos ir um fim de semana para o norte, para relaxarmos com vista para o Douro. Escolhemos a Casa da Mouta como alojamento e ficamos encantados. Fomos super bem recebidos, com a lareira já acessa a dar as boas-vindas. Esta casa tem tanto de rústico como de moderno, o que nós particularmente apreciamos. Possui ainda de uma lindíssima vista para o Douro e uma casa na árvore que me deixou deslumbrada.

No primeiro dia pouco vimos, porque quisemos desfrutar do silêncio do local.

No segundo dia fomos à exploração da zona. Começamos pelo Miradouro do Abelhal que tem uma vista sobre a Estação das Caldas de Aregos e o Douro. Descemos à estação, onde os comboios passam de longe a longe e onde o silêncio é brutal.




No caminho para o Peso da Régua, paramos no Miradouro de Frende. Todos os miradouros acabam por ter uma vista semelhante, vendo de ângulos e fundos diferentes o rio Douro.

Não fomos muito à descoberta do Peso da Régua até porque o tempo nos era escasso. Conseguimos fazer a travessia da Ponte Pedonal que tem uma vista para um jardim enorme e do outro lado para uma ponte arqueológica, digamos assim.

Seguimos rumo à Barragem de Bagauste, outra zona totalmente silenciosa. Não assistimos a nenhuma travessia e a água estava com baixo caudal.

A grande maravilha seguiu-se depois: o Miradouro de São Leonardo de Galafura. Chegámos lá no por do sol, que sorte a nossa! Algo inexplicável de tão estonteante que é. A paz imensa que se faz sentir, a paisagem lindíssima vale a pena todos os segundos perdidos no caminho para lá chegar.

Como havia disponibilidade, ficamos mais um dia na Casa da Mouta, o que nos permitiu no dia seguinte arrancar a meio da manhã e fazermos a volta a casa “por dentro”. Fizemos todo o percurso praticamente com vista para o Douro. Conseguimos ir dar um salto a Porto Antigo e à Praia da Lomba. 

Foi um fim de semana de 3 dias muito bem passados, que deu para descansar e ao mesmo tempo conhecer um pouquinho da região envolvente. 

Escusado será dizer que ficamos deliciados com o Douro e pretendemos voltar, desta vez para outra zona diferente. 

Onde dormir: Casa da Mouta - foi uma agradável surpresa. De manhã tínhamos sempre o saco do pão pendurado na porta que gentilmente nos deixaram. Disponibilizaram uma maravilhosa marmelada, e também tínhamos chás e café à disposição. 

O que visitar: 
✓ Miradouro do Abelhal
✓ Estação de Aregos
✓ Miradouro de Frende
✓ Ponte Pedonal
✓ Barragem de Bagauste
✓ Miradouro São Leonardo da Galafura
✓ Praia da Lomba








1 comentário: