dezembro 29, 2016

5 Dicas de Poupança para 2017



1º Regra da Poupança

Segundo estudos, esta regra diz que do nosso ordenado:
35% devem ser para despesas habitação, sendo estas renda, água, luz, telefone, internet, despesas diárias, etc.
25% para alimentação e compras
15% para transportes, quer utilize veículo próprio (e neste caso considerar o seguro, combustível, IUC, etc) quer transportes públicos
15% para empréstimos que possa ter
10% para poupança

2º Utilização de Envelopes para reserva de despesas

Utilize envelopes para cada despesa mensal que tem: Renda, Combustível, Água, Luz, Telefone, etc. estipule o valor real que mensalmente gasta ou no caso de despesas que variam estipule um valor médio a colocar no envelope.
Faça um esforço para que mesmo assim tente poupar, e essa poupança fica reservada sempre nos envelopes. Quando tiver que efetuar o pagamento respetivo é só ir ao envelope e retirar o valor, o que sobrar fica lá e transita sempre de um mês para o outro. Pode surgir situações em que este mês consegue poupar e no mês seguinte o valor até é mais alto do que esperava, então terá a sobra do mês anterior para compensar. Se mesmo assim conseguir poupar, no final do ano terá uma agradável surpresa! No caso de despesas anuais, também as pode dividir pelos 12 meses e assim quando chegar a altura de pagar a despesa já terá o valor no seu envelope e não será um mês ‘mais apertado financeiramente’.

3º Organize as suas compras e aproveite as promoções

Esforce-se para ir registando num bloco as coisas que necessita de adquirir e tente conjugar essa compra com as promoções. No caso das compras do supermercado, tire um tempinho para analisar todos os folhetos e verificar onde estão mais baratos os artigos de que necessita. Assim irá comprar aquilo que realmente necessita e não aquilo que os olhos cobiçam.

4º Registe as suas despesas e reveja as contas no final de cada mês

É importante registarmos todos os nossos movimentos financeiros, quer seja em programas para o efeito (eu utilizo o ACE Money), uma folha em Excel, ou papel. E, no final de cada mês analise os seus gastos e rendimentos. Desta forma, terá uma maior noção do que pode ‘cortar’ e do que é ou não necessário.


5º Desafio 52 Semanas

Já por dois anos que faço este desafio. O ano tem 52 semanas, e o desafio consiste em cada semana colocarmos numa lata os euros respeitantes, ou seja, 1º semana = 1 euro, 2º semana = 2 euros,..., 30º semana = 30 euros. É um desafio que de meio do ano para a frente começa a ser mais complicado, então se pensarmos em Dezembro temos 202 euros a por de lado. 
No entanto podem trocar semanas, ou seja, no inicio do ano podem ter mais possibilidades e ao invés de colocar por exemplo os 2 euros na 2ª semana, colocam 22 euros que corresponde à 22ª semana, e quando chegarem à 22ª semana colocam os 2 euros da 2ª semana, entendem? 



7 comentários:

  1. O problema é que vão sempre aparecendo despesas extra e que não estamos à espera :/

    ResponderEliminar
  2. Tenho a dizer que este post está muito bem elaborado, cheio de boas dicas :)
    É pena haver imprevistos.. Boas festas,beijinhos!

    http://missweetie.blogspot.pt/2016/12/wishlist-de-natal-2016.html

    ResponderEliminar
  3. Apesar dos contratempos, tento sempre manter-me fiel aos desafios e aos meus objectivos. Estou bem mais disciplinada do que há uns anos =)!

    Beijinhos,
    Joana*

    ResponderEliminar
  4. Gostei imenso das dicas, achei-as super úteis!

    Beijinhos, Hellen ❤
    http://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Adorei o teu post!! Achei super interessante as dicas!!!
    Eu entrei no novo ano com o objectivo de poupar mais que o ano anterior e julgo que se seguir algumas das dicas que publicaste, vai ser possível no final do ano ter uma boa poupança :)

    beijinhos
    Catarina R. http://bluepearlcr.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Adorei o post! Eu aproveito sempre as promoções e descontos!
    :)
    ***
    https://mustbepink.blogspot.pt

    ResponderEliminar