novembro 21, 2018

Manteigas



Até Manteigas são cerca de duas horas de viagem, íamos com a esperança de bom tempo mas com a consciência de que iríamos apanhar chuva.

Ao chegar fomos diretos para o início da Rota das Faias, mas devido ao nevoeiro intenso, não a conseguimos fazer.

Tentámos então visitar a Ecolã ou a Burel - fábricas de lã - mas infelizmente já estavam encerradas. 

Então, fomos a um dos sítios que estávamos mais ansiosos de conhecer - o covão d’ametade.

Estava demasiado vento e frio, mas não chovia. É uma maravilha da natureza, as cores, as árvores, a água, as folhas no chão, tudo era fascinante. Por aquela paisagem, valeu muito a pena o frio que apanhámos! Deve ser um sítio encantador em qualquer uma das épocas do ano.



Dali, fomos diretos ao nosso alojamento, almoçámos e aquecemos-nos.

Sensivelmente a meio da tarde fomos novamente tentar fazer a Rota, o tempo já o permitia mas as horas já tardavam. Fizemos então uma hora de caminho, e, como é encantadora aquela rota. As cores das folhas são magníficas, o cheiro que paira no ar é tão bom. Não conseguíamos passar indiferentes sem estar constantemente a desfrutar daquela paisagem e tirar fotografias. 



No dia seguinte, conseguimos juntarmos-nos a outro grupo e visitar a Burel Factory.
É bastante interessante ter a percepção de como tudo se processa, todos os passos que a lã percorre até se transformar na peça final. No entanto, penso que a visita será muito mais valiosa com a fábrica em funcionamento.

Rumámos a Folgosinho, onde almoçámos. Uma aldeia bastante simpática e acolhedora, e, onde tem um spot em que nos sentimos mesmo pequenos neste mundo, a vista era assombradora.



Onde dormir: Casa Cerro da Correia. Aconselho vivamente. Os proprietários foram maravilhosos, fomos muito bem recebidos, inclusive com um bolo de laranja e um chá à nossa espera, assim como a lareira acesa. Perfeito para férias em família e/ou amigos. A casa possui 4 quartos. A vista da varanda da casa é fantástica, direccionada para todo o vale onde se encontra Manteigas.




Onde comer: Fomos ao Albertino em Folgosinho, onde podem escolher o menu da casa e comer um pouco de todos os pratos típicos (borrego, vitela, javali, leitão, ..) e desfrutar de várias sobremesas por apenas 16€/pessoa.

4 comentários: